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ISO/IEC 20000 Bridge Foundation

Como a carreira ISO 2000 tem estreita relação com a carreira ITIL®, os profissionais que possuem qualquer certificação ITIL® poderão participar do workshop ISO 20000 Foundation para conhecer os principais conceitos e terminologias da Norma, e garantirem sua certificação no módulo fundamentos.
O Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) atualmente foca no fornecimento eficiente e eficaz de serviços para assegurar a satisfação dos requisitos dos clientes, efetividade em custo e processos de negócio estáveis. Aperfeiçoar serviços é visto como um pré-requisito para a presença em mercados nacionais e internacionais.
A ISO/IEC 20000 é a primeira norma internacionalmente reconhecida baseada em processos mundiais, criada especificamente para o escopo do Gerenciamento de Serviços de TI. A ISO/IEC 20000-1 (Parte 1) é a especificação formal, descrevendo os requisitos que devem ser obrigatoriamente alcançados, enquanto que a ISO/IEC 20000-1 (Parte 2) descreve um código de prática.
Tanto os provedores de serviços internos quanto os externos estão sendo desafiados a provar que serão capazes de fornecer a qualidade de serviço requerida e, para essa finalidade, deverão ter em funcionamento os processos de Gerenciamento de Serviços adequados. Provedores de serviço externos já estão sendo solicitados a certificar-se na norma como parte de editais de convocação ou licitações.

Público Alvo

O público alvo inclui os provedores de serviços internos e externos, que desempenham um papel ou possuem interesse na ISO/IEC 20000, mesmo se tal organização (ainda) não é certificada. O certificado de fundamentos em GSTI de acordo à ISO/IEC 20000 é particularmente dirigido a este público em geral. Além disso, também é indicado para clientes que tendem a considerar que seus provedores de serviços se tornem certificados na ISO/IEC 20000, assim poderão então obter a percepção daquilo que deve ser esperado dos seus provedores de serviços. O exame de ISO/IEC 20000 Fundamentos Bridge é direcionado aos profissionais que atuam no Gerenciamento de Serviços em TI, com sólidos conhecimentos e experiência nesta área, e queiram aprofundar-se ou tornar-se proficientes em Gerenciamento de Serviços em TI de acordo à norma ISO/IEC 20000: Pré-requisito: tenham nível mínimo de certificação em Fundamentos ITIL® (V2 e/ou V3) O certificado de fundamentos em GSTI de acordo à ISO/IEC 20000 é um pré-requisito para outras qualificações dentro do esquema de qualificações.

Metodologia e Dinâmica do Treinamento

O treinamento e qualificação ISO/IEC 20000 - EXIN familiariza os candidatos com o conteúdo da norma ISO/IEC 20000:2005 Edição 1, sua implantação orientada à prática na forma de um sistema de gestão, incluindo os relacionamentos com outras normas relevantes e as melhores práticas, métodos e estruturas associadas.
A qualificação permite aos candidatos aplicarem o conhecimento adquirido e  cumprir tarefas específicas de gestão em papéis e funções no gerenciamento de serviços de TI de uma maneira direcionada.
Benefícios:

  • Permitir aos candidatos a aplicação do conhecimento adquirido no cumprimento de tarefas específicas de Gestão em papéis e funções no Gerenciamento de Serviços de TI de uma maneira direcionada;
  • Conhecimento alinhado a normas internacionais;
  • Qualificação reconhecida de pessoas, emitida por terceiros;
  • Conceito do treinamento e qualificação alinhados com requisitos do negócio;
  • Transferência de especialização orientada à prática de treinamento.

Certificação: Candidatos que obtiverem sucesso no exame receberão um certificado atestando seu conhecimento em Sistemas de Gestão conforme definido na ISO/IEC 20000, de reconhecimento internacional.
Formato do exame (paper):

  • Exame de múltipla escolha, contendo 20 perguntas.
  • Tempo: 30 minutos.
Aprovação: 65% de acertos (13 questões)

Programação

1. Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI  
1.1 Conceitos básicos de Gerenciamento de Serviços de TI
1.2 Conceitos básicos de Frameworks de Qualidade

2. O Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS)
2.1 Introdução a Sistemas de Gerenciamento
2.2 Conceitos básicos de Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS)

3. Desenho e Transição de Serviço 5
Conceitos básicos de Desenho e Transição de Serviço

4.Os processos de entrega de serviço e seus relacionamentos
4.1 Os processos de entrega de serviço e seus relacionamentos (Gerenciamento de nível de serviço, Relato de serviço, Gerenciamento de disponibilidade e continuidade de serviço, Orçamento e Contabilização para os serviços, Gerenciamento de capacidade, Gerenciamento de segurança da informação).

5. Os processos de relacionamento e seus relacionamentos
5.1 Os processos de relacionamento e seus relacionamentos (Gerenciamento de relações de negócio, Gerenciamento de fornecedores.)

6. Os processos de resolução e seus relacionamentos
6.1 Os processos de resolução e seus relacionamentos (Gerenciamento de incidentes, Gerenciamento de requisição de serviço e Gerenciamento de Problema.) Guia de Preparação Foundation Bridge in IT Service Management based on ISO/IEC 20000 (ITSM20FB.PR)

7. Os processos de controle e seus relacionamentos
7.1 Os processos de controle e seus relacionamentos (Gerenciamento de mudanças, Gerenciamento de configuração, Gerenciamento de liberação e implantação.)

Carga Horária

    Carga Horária:  8 horas
    Horário: 9h00 as 16h00
    Certificação: 16h00 as 16h30

Pré-requisito:

O curso bem como material e exame ISO Bridge Foundation serão ministrados em português.

ITIL Foundation

 
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