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A certificação ITIL® Foundation em GSTI tem por objetivo garantir que o profissional apresente o conhecimento sobre a terminologia, estrutura e conceitos básicos da Biblioteca ITIL® e que foi capaz de entender os princípios fundamentais das melhores práticas para o Gerenciamento de Serviço. |
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Essa certificação constitui a base para o Programa de Qualificação ITIL® subentende que os profissionais devem receber orientações adicionais para a implementação dos Processos envolvidos.
Lançada em 2007 a biblioteca ITIL®, composta por 5 livros (Service Transition, Service Operation, Service Strategy, Service Design e Continual Service Improvment) sofreu o Upgrade em meados de 2011. Essas melhorias foram o produto das propostas e retorno dos usuários, dos feedbacks de instrutores e especialistas de mercado.
A atualização 2011 é o resultado do constante aprimoramento e atualização e não pode ser confundida como uma nova versão. A biblioteca não sofrerá mudanças conceituais, apenas haverão mudanças na forma de organização dos conteúdos. Por isso, os profissionais já certificados não precisam fazer nenhum tipo de re-certificação ou upgrade, para manter o nível Foundation. |
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Os títulos dessa versão são: |
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- Service Strategy - (Estratégia de Serviço);
- Service Design - (Projeto de Serviço);
- Service Transition - (Transição de Serviço);
- Service Operation - (Operação de Serviço);
- Continual Service Improvement - (Melhoria Contínua de Serviço).
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As organizações ainda enfrentam muitas dificuldades na adoção da nova estrutura, o gerenciamento de serviços. Eis algumas delas: |
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- Ainda é difícil a percepção das diferenças entre gerenciamento de serviços e gerenciamento de sistemas;
- Há uma tendência em “deixar de se comprometer” na tentativa de encontrar as necessidades dos clientes;
- Não há ainda o reconhecimento dos serviços críticos;
- Faltam recursos e qualificação;
- Existe educação disponível, porém limitada para o gerenciamento de serviços;
- É difícil o alcance de uma relação balanceada entre custo e qualidade
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Diante dessas dificuldades, o ITIL® tem como metas: |
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- Facilitar o gerenciamento de qualidade dos serviços de TI e Telecom;
- Melhorar a eficiência, aumentar efetividade e reduzir o risco – otimização e racionalização;
- Fornecer códigos de práticas no suporte da Qualidade Total – levar à excelência;
- Aderência e conformidade com a ISO e com as práticas de Governança.
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Aplicabilidade: |
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- Fornece um serviço econômico, confiável, consistente e com qualidade elevada;
- Os processos ITIL® são planejados de modo a aderir aos processos de negócio de uma organização;
- É escalonável;
- Não burocrático;
- Ideal para ambiente de TI e Telecom centralizado ou distribuído, gerenciado internamente ou terceirizado.
Com a adoção do ITIL®, é possível melhorar o suporte para os negócios com a melhoria da entrega dos serviços de TI e Telecom para os clientes. O modelo de referência traz princípios guias para desenhar os serviços baseados nas necessidades do cliente, transformando as áreas de TI e Telecom em um disponibilizador de negócio. |
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Metodologia e Dinâmica do Treinamento |
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Em três dias de treinamento o instrutor apresentará toda a biblioteca das melhores práticas do ITIL® e garantirá a preparação dos profissionais para o exame relacionado através de simulados, exercícios e discussões sobre os temas apresentados. |
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Objetivo |
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O propósito do treinamento ITIL® Foundation é fornecer os conhecimentos estruturais e conceitos básicos sobre o Gerenciamento de Serviços de TI, considerando todo ciclo de vida do serviço. |
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Os profissionais ganharão competências nos seguintes aspectos: |
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- Compreensão prática sobre o Gerenciamento de Serviços;
- Compreensão sobre o Ciclo de Vida do Serviço;
- Compreensão sobre os princípios e modelos-chave do Gerenciamento de Serviços;
- Consciência dos conceitos genéricos que constituem o Gerenciamento de Serviços;
- Consciência dos processos envolvidos e seus relacionamentos no Gerenciamento de Serviços;
- Consciência das políticas e regras envolvidas no Gerenciamento de Serviços;
- Consciência das funções envolvidas no Gerenciamento de Serviços;
- Consciência da Arquitetura e das Tecnologias requeridas para o Gerenciamento de Serviços;
- Entendimento sobre como esses processos contribuem para se ter uma Organização de TI gerenciável;
- Preparação para obter a certificação ITIL® Foundation.
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Público-alvo e Pré requisito |
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O público alvo do Treinamento ITIL® Foundation em Gerenciamento de Serviço de TI compõe-se de:
Indivíduos que necessitam de conhecimento básico sobre a estrutura ITIL® e sobre como ela pode ser usada para melhorar a qualidade do gerenciamento de serviço de TI em uma organização.
Profissionais de TI, que trabalham em uma organização que tenha adotado e adaptado as melhores práticas do ITIL®, que precisam ser informados sobre um programa de melhoria contínua de serviço e posteriormente contribuir para ele.
Este grupo pode incluir, sem limitação, profissionais de TI, gerentes de negócio e donos de processo
Pré-requisito: nenhum |
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Programação: |
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ITIL® Service Management Foundation está estruturado em 7 Unidades, prevendo a carga horária de 24 horas:
- Introdução;
- Unidade 1 - Gerenciamento de Serviço como Prática;
- Unidade 2 - Ciclo de Vida do Serviço;
- Unidade 3 - Processos;
- Estratégia de Serviço;
- Desenho de Serviço
- Gerenciamento do Nível de Serviço;
- Gerenciamento de Catálogo de Serviço;
- Gerenciamento de Disponibilidade;
- Gerenciamento de Capacidade.
- Gerenciamento da Continuidade;
- Gerenciamento de Fornecedores;
- Gerenciamento da Segurança da Informação;
- Coordenação de Desenho;
- Transição de Serviço;
- Operação de Serviço.
- Melhoria Contínua do Serviço;
- Unidade 4 – Funções;
- Unidade 5 – Papéis;
- Unidade 6 - Tecnologia e Arquitetura;
- Unidade 7 – Competência e Treinamento;
- Simulado e Exame (opcional).
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pcional: A prova oficial de certificação, ministrada pelos Órgãos Certificadores Internacionais tem um custo adicional e não está incluso no treinamento em questão.
Para os interessados, a Brunise realiza a sessão de certificação no período subsequente ao treinamento:
Estrutura: 40 questões de múltipla escolha - Paper
Idioma: Inglês/ Português
Aprovação: o candidato estará aprovado se acertar 65% das questões, ou seja, 26 questões.
Caso o profissional não seja aprovado poderá reagendar seu exame, considerando 10 dias anteriores à data escolhida e a disponibilidade da agenda de exames da Brunise. O valor do novo teste é o mesmo valor do primeiro exame de certificação do módulo em questão. |