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Lean IT Foundation

“Corte custos enquanto maximiza a percepção de valor pelo cliente”

- Otimização dos Processos de Gerenciamento de Serviços;

- Foco na melhoria da percepção de valor pelo cliente;

- Programa de melhoria contínua; - Formação Gerencial;

- Programa complementar a outras qualificações como o ITIL®, Programa EXIN ITSM e EXIN Green IT.

Material e Exame EXIN em Português

Lean IT é um novo programa do EXIN focado em ter uma organização de TI mais eficiente com a capacidade de reagir mais rapidamente às demandas. O programa de Capacitação abrange os 5 princípios de Lean, a importância do Gerenciamento a Gestão Lean, a psicologia da mudança Lean e do conteúdo de projetos Lean de TI.

O programa “Lean IT” foi baseado em muitos dos princípios de melhoria adotados pelos japoneses, inicialmente na indústria automotiva. Este esforço de transformação melhora o nível de serviço, reduz custos e garante um relacionamento adequado com as áreas de negócio.

Estes esforços de transformação são baseados em três princípios básicos que aparentam ser simples, mas de fundamental importância:

- Domínio dos Fornecedores Estratégicos: uma “lean organization in IT” desenvolve uma estratégia de terceirização adequada para o seu negócio, ou seja, segmenta os serviços adequadamente, seleciona fornecedores de forma correta e mantêm um relacionamento saudável e produtivo com estes fornecedores. Uma mudança no provedor de serviços de TI somente baseada em redução de custos pode ser danosa para o negócio;
- Gestão da Demanda: uma organização de TI “lean” constrói processos e capacitações robustas para gerir a demanda e garantir o alinhamento das prioridades de TI com àquelas do negócio. É importante salientar que este alinhamento de prioridades requer processos “bottom up” e “top down” simultaneamente, bem como profissionais que sejam capazes de fazer a ponte entre TI e o negócio;
- Organização Enxuta: uma organização de TI “lean” é, por definição, enxuta. Para tal, é fundamental o entendimento das capacitações estratégicas, que devem ser mantidas internamente, bem como uma visão de que TI é um negócio, e não simplesmente uma área de prestação de serviços.

Por que escolher essa capacitação?

- Lean IT oferece um approach diferente: a eficiência do processo;

- Embasado no fator humano;

- Por ser complementar a outros programas como ITIL®, ISO 20000 e Green IT

- Foco em habilidades de desempenho: resolução rápida e eficiente nas tarefas regulares

Benefícios para as empresas:

-  Lean IT aumenta eficiência = custos mais baixos

-  Concentra-se em aumentar o valor para cliente

-  Defende a capacitação do profissional para a gestão

-  Estimula os profissionais a realizarem melhoria contínua

-  Cria massa crítica

Público Alvo

Gerentes e Profissionais de TI, profissionais da área de qualidade, de Governança e de melhoria contínua dos serviços.

Pré-requisito:

O curso e exame serão ministrados em português

Recomendação:

Experiência mínima de 2 ou 3 anos na área de suporte, manutenção ou Desenvolvimento de software. Ter atuado como gerente de projetos ou cargo de gerentes / coordenador de TI;

Ter participado de um treinamento Lean IT por uma instituição acreditada pelo EXIN.

Formato do Exame

Múltipla escolha

Idioma: Português

Numero de questões:  40

Duração: 60 minutos

Aprovação:   65% (26 out of 40)

Consulta:  não permitido

Equipamentos eletrônicos : não permitido

Conteúdo do Curso

Unidade 1 – Origens do TPS e os 5 princípios do Lean;
Unidade 2 – Definição e Aplicação do Princípio de Valor;
Unidade 3 – Definição e Aplicação do Princípio de Cadeia de Valor;
Unidade 4 – Definição e Aplicação do Princípio de Fluxo;
Unidade 5 – Definição e Aplicação do Princípio de Pull;
Unidade 6 – Definição e Aplicação do Princípio de Melhoria Contínua;
Unidade 7 – Importância do Ger. Lean e seu papel na Implementação;
Unidade 8 – Psicologia da Mudança e o papel do Agente de Mudanças;
Unidade 9 – Planejamento de um projeto genérico para Lean IT. 

 
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